Turismo Arqueológico

28-03-2011 20:28

O Turismo arqueológico, ou arqueoturismo, representa um segmento do turismo cultural, que visa promover o interesse público em arqueologia e conservação do património histórico.

No caso do arqueoturismo, podemos falar de uma estrita e antiga aliança entre a arqueologia e o turismo, e podemos facilmente individuar benefícios mutúos no âmbito da valorização turística do património arqueológico:  actividade turística, por seu lado, beneficia da valorização do património arqueológico e de todo o conhecimento produzido à sua volta, pela característica que este lhe confere: a unicidade e autenticidade,  indispensáveis para o sucesso dum destino turístico. Entre os recursos turísticos primários dum território encontra-se o seu património arqueológico, isto é, os que Carandini e Harris definem de "vestígios da chamada cultura material de um povo. A cultura e a história representam o "unicum" duma, e uma só, área geográfica, tornando-se nas componentes que mais podem diferenciar um destino turístico. “O património proporciona a possibilidade de poder ‘contar histórias’ acerca dum território e da sua gente”, e se torna elemento-chave do sucesso dum destino turístico.

Resumindo, o principal valor acrescentado que o património, e em particular o património arqueológico, confere ao turismo é, portanto, ligado à sua capacidade de diferenciar e conferir unicidade e autenticidade a um destino.

 

Mas as oportunidades proporcionadas pela valorização turística do património arqueológico não se esgotam apenas nos benefícios para o sector turístico: se estendem para áreas quais o desenvolvimento socio-cultural. As recentes e profundas mudanças conceptuais que dizem respeito a actividade turística - do lado da oferta como da procura - nos fazem assistir a uma passagem gradual da a actividade turística baseada nos “3S” (Sun, Sand and Sea) para um mais articulado, complexo e maduro desenvolvimento de um turismo que podemos definir - sem abandonar a fórmula - dos “3L” (Leisure, Learning and Landscape).

 Por fim, e pelas razões acima mencionadas, concluímos afirmando que o arqueoturismo promove o desenvolvimento sócio-cultural dos turistas, como sobretudo da população local.

 

Fabio Carbone
(Archaeologist, MSc & PhD S. in Management and Cultural and Heritage Tourism  Development)
Assistant Professor and Researcher

e.mail: fabiocarbone.pro@gmail.com