Rota Templária - Territórios Recriados

05-06-2011 01:33

“ Se eu quero imaginar um castelo templario, esse é Tomar !” (Humberto ECO)
 

 

Há 5 vias da Europa para o Templo...
Enquanto tomarenses e co-herdeiros dum bem eterno, patrimonial e inspirador, (o castelo Templario, classificado pela Unesco) propômo-nos valorizar de forma consequente, a “marca “ templária .Dar mais visibilidade á cidade e ao Castelo… pôr Tomar no mapa europeu. Contribuir para uma maior taxa de permanencia na região região, integrada na Floresta Central ou (homófonamente) do San’Graal-(já que foi a área de influência dos cavaleiros da Demanda do Graal)…este, um valor imaginal acrescentado !

È missão da nossa Associação : Romper o cerco ( hoje de novo, tal como outrora o Mestre Templario e fundador da cidade, Gualdim Pais, o fez vitoriosamente perante as hostes serracenas/1190) - cerco, hoje, sócio-económico. Visamos ajudar a fixar os de Tomar (valorização/coesão local) e atrair os de fora (através da Evocação histórica, para grupos de visitantes à procura de algo mais do que olhar as pedras do monumento) ... já que “ valorizando a Cultura, pode duplicar-se o emprego e a riqueza das populações, pois o patrimonio é o petróleo da Europa” (Aristoteles Boratsis,CE-Prog.Culturais) !

O castelo templário, verdadeiro centro mundial da eterna Demanda, é objecto de procura de um vasto sector de publico aficionado ao tema da espiritualidade(leitores de Paulo Coelho,etc) e amante dos mistérios da história…todos os anos saiem livros, especulando acerca das estranhas acusações que levaram a Ordem a ser suspensa . Assim ,essa atenção permanente e continuada sobre as casas do Templo: é um verdadeiro nicho europeu de oportunidade!...existindo simultâneamente em varios paises ; interesse específico que no conjunto da comunidade europeia é de dimensão apreciável..
Efectivamente aquela Ordem monástico-militar existiu principalmente em 5 paises europeus: Espanha França Inglaterra Alemanha Italia, além de Portugal- e coincidência significativa- esses têm sido tambem os 5 países maioritários do turismo português Um caso de motivação geografica: segundo a memória colectiva da comunidade,vinda de antigos lugares templarios... “o lugar diz-lhe algo mais do que a outros; é subliminar a presença repetida,que os atinge” ...como afirma o psicólogo e marketeer Louis Cheskin.

Assim, acrescentando condições para Tomar ser cidade internacional- polo do Templo- visamos o contacto futuro com outros lugares afins na Europa, de forma a podermos iniciar a construção do 3º Itinerario turistico-cultural europeu (depois de Santiago e Cister) Se a Espanha e a França já tem os seus, porque não nós em Tomar , sermos o foco central de um novo... se temos a sede da Ordem mais completa da Europa, com suas muralhas envolvendo a Rotunda!...o que já não é o caso da sede londrina e a de Paris já desapareceu integralmente há muito...
Uma rota de burgos templários , com sinalização e material promocional de simbolo templario homogéneo ( conforme às normas da Unesco) -no caso, a cruz pátea- promovendo o intercâmbio entre centros templários, castelos e comendas , baseada na identificação de afinidades relacionais . Um tema agregador, global , para olhar na sua diversidade geografico-cultural e a desenvolver em varias frentes: como projeto pedagogico/ didatico de sensibilização do público/para o quotidiano e os costumes-de época.

A construção do futuro Itinerário pode ser auxiliada por um movimento de geminação de cidades afins- elemento fundamental do processo de integração europeia- desenvolvendo um sentimento de pertença a uma identidade comum,( para além das diferenças de lingua e cultura ) gerando iniciativas culturais para lá das fronteiras, fomentando estudos templarios e a realização de encontros periodicos .
Para tal , são tarefas imprescindíveis , a curto prazo:
- formação de uma Comissão local Pró Geminação com representantes dos orgãos municipais , instituições e associações locais
- estabelecer contactos com os orgãos municipais/instituições de cidades templarias europeias (como Troyes, Ponferrada,etc)e também nacionais , convidando-os.a aderir .
- Preparação de um Encontro entre cidades -segundo o Programa ”Europa para os Cidadãos”(2007/2013) - visando fomentar acções e reflexões relacionados com os aspectos comuns da Herança patrimonial templaria na Europa. Discutir programas de intercâmbio e cooperação.e ,um calendário de eventos .a celebrar conjuntamente ,consolidando um espaço cultural/patrimonial comum e também promovendo o desenvolvimento conjunto.
O nosso Compromisso
- Finalizar o inventário de sitios templarios e seu conteúdo e colocá-los em rede... organizando uma Carta de burgos membros . Mas não iremos organizar uma rede tecnico-formal de intercambio de olheiros do vazio costumeiro.e superficial ..para quem o essencial permanece invisível… preocupa-nos antes os conteúdos que permitam náo só olhar mas sentir ao vivo e de perto a época- à descoberta do vero espirito do lugar ….O monumento não é hoje só formas escultoricas e pictoricas, deve ser tambem espectaculo /animação permanente e adequada/especifica: tem uma alma a mostrar…o espirito do lugar! ...antigo, templario.
Seguindo os Requisitos da CE: “ animação do itinerario,envolvendo a participação do público; uma continuidade de efeitos,pretexto para retorno ao lugar “ criámos uma animação temática especifica e continuada -Mais do que um evento conjuntural, trata-se de uma questão estruturante..em desenvolvimento: a nossa animação teatral -Didaké-Iniciação do Templário - com participação activa dos visitantes ...” todos Confrades por um dia” … com mostra de tradições usos e costumes (incluindo a Verdade sobre as famosas acusações de que foram alvo em seu tempo) e também almoços templarios com receituário internacional da Ordem. ,
A sua Vantagem diferencial é : não serem uns cavaleiros quaisquer , em desfile ou uma ceia já vulgar ,mais ou menos de época ...-são os Templarios- com a carga que isso implica…não é uma mostra de ambiente de época é uma cerimónia –misterica de iniciação , onde o visitante será iniciado tambem…e viverá realmente o seu quotidiano, através de um mergulho na época... tomando em consideração a vivência histórica e cultural da região e a salvaguarda da tradição local –a identidade cultural é uma questão chave, para nós!.

Próximos passos :
- Comercialização em operadores turisticos especializados (como aqueles que vão semanalmente de Lisboa ao Centro do país, em 1/2dias) implementando um circuito templario local: Almorol-Tomar-Dornes .
- Comunicação/informação aos centros do Turismo de Portugal no estrangeiro .
Este é o Caminho que propomos para esta rota específica e importante , em que temos argumentos “no material e no espiritual” que nos possibilitam a iniciativa e a condução do processo.
 

 

Templ’Anima
Joaquim Nunes *
* director e autor do recente livro "O Mestre Templário na fundação de Portugal", da Editora Ésquilo (Lisboa).