Geocaching Tourism

08-09-2010 23:03

        Se realizarmos uma retrospecção dos últimos 30 anos da demanda turística, concluiremos que na década de 90 surgiu, difinitavamente, um modelo alternativo de turismo de massas. Todavia o modelo de turístico sob a fórmula da aquisição de viagem, tranfer, alojamento, refeições e, por fim visitas guiadas (Pacote Turístico), foi e continua a ser a mais fácil alternativa para alguem que quer viajar sem tomar decisões sobre cada passo da viagem. Apenas se escolhe pagar o valor do pacote escolhido ou escolher outro que foi previamente criado e posto à venda. No entanto a década de 90 é o momento em que surge um novo turista, este desenvolve-se como resultado por um lado de uma sociedade, massificada de ofertas de viagens padronizadas que incluiam a mesma oferta de destinos, a reduzida escolha de alojamento, por fim, e não menos dramático, o mesmo objectivo de viagem, o descansso e ócio. Poderemos ainda incluir o despoletar da gerra pelo preço como razão da massificação, permitindo viagens mais baratas. Até então, a possibilidade de realizar uma longa viagem sem recorrer aos tradicionais meios de reserva e compra, apenas estava ao alcance de aventureiros.
A necessidade do individuo-turista em desenvolver os seus gostos e interesses a par da evoluçãos dos meios de comunicação que trouxeram uma maior autonomia, permitiram ao viajante recriar um objectivo de viagem único, uma experiência pessoal diferente de outros turistas. Estes provavelmente foram os passos essênciais para o surgimento dos tipos de turismo alternativos e consequentes nichos.
A força tecnológica aplicada aos destinos turísticos apenas recentemente foi introduzida na competitividade dos destinos. Se a chegada da internet poderia ter sido o último impacte tecnológico no desenvolvimento dos destinos, a tecnologia de posicionamento global “Global Positioning System” (GPS) será um novo complemento para a busca continua de maior autonomia do visitante. No caso particular das empresas de Rent-a-Car, estas perceberam há já algum tempo a mais-valia do GPS. Inclui-lo como um dos serviços complementares ao aluguer do automóvel é uma estrágia rentável permitindo acrescentar qualidade ao produto, dotando o turista de uma liberdade de movimento no destino que nunca tinha experimentado. No entanto a tecnologia GPS poderá se tornar mais do que um simples complemento ao aluguer de automóvel ou à viagem em carro próprio.
Para um Turista Geocacher, o GPS é a derradeiro e indispensável acompanhante de viagem.
A Resposta para “Quem é um Turista Geocacher?” ainda não é totalmente esclarecedora. Os estudos sobre este tipo de turista e nicho iniciaram-se recentemente a nível mundial, poderemos afirmar que vivemos neste momento, uma fase de exploração e aprendizagem sobre este tipo de turista e sobre esta actividade que surgiu em 2000 nos Estados Unidos da América. Poderemos afirmar que Geocaching é uma actividade de ar livre, um jogo e um hobbie, para além de ter preocupação com o ambiente. Mas, este já se desenvolve como actividade turística. Na verdade, poderemos também afirmar que é uma actividade eminentemente turística, porque implica pelo menos uma deslocação ou viagem de curta duração (menos de 1 ano) e uma motivação, neste caso o motivos são: descoberta, conhecimento, aventura, divertimento, contacto com ar livre e movimento em direcção a locais urbanos, rurais ou naturais. Pode ser realizado individualmente ou em grupos especificos. Como por exemplo, com familia, com crianças, com amigos, etc. O conceito de geocaching é simples, outro geocacher esconde a “Geocache” (uma pequena caixa à prova de água) em um lugar interessante, (seja ele, um miradouro natural ou urbano, uma árvore numa floresta ou jardim, um edifício ou local arqueológico ou local identificado com um facto histórico, poderá inclusive ser um restaurante ou alojamento) que deseja partilhar com outros geocachers. Coloca as coordenadas de localização no site www.geocaching.com (apenas os utilizadores registados têm acesso às coordenadas) acompanhadas por uma descrição breve do local e, a Cache fica pronta a ser descoberta por outros geocachers. Por fim, e não menos importante o Geocaching desde o início, cultivou a responsabilidade individual pelo ambiente, promovendo a iniciativa "Cache In Trash Out", na qual o geocacher tem a responsabilidade de retirar lixo que encontrou acumulado próximo da Cache que procurou. Do ponto de vista turístico, podemos enquadrar o Geocaching como um desporto/actividade de ar livre com forte componente de Touring Independente, ou seja, todas as componentes do tour são planeadas pelo próprio visitante, com duração e extensão diferentes, cuja motivação principal é, a aventura, descoberta e exploraração dos atractivos da região.
Se pensar-mos do ponto de vista do Destino, o conceito possui características especificas, se não unicas, para o desenvimento de rotas, circuitos, serviços turíticos relacionados com Geocaching. É, no entanto, em relação ao Sistema de Valor ( a soma de experiências, emoções e qualidade de serviços) do destino que poderão ocorrer alterações já que o destino terá tanto ou mais sucesso quanto maior valor transmitir ao turista e menos esforços lhe pedir, por outras palavras, se as componentes do Sistema de Valor superarem claramente o esforço. Para isso, será necessário que entidades  turísticas competentes, sejam regionais ou locais, mas com responsabilidade na pesquisa de produto, construam uma oferta atraente e com qualidade. 

 

Romeu Oliveira

Nichos Turísticos, 2010
 

Tópico: Geocaching Tourism

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