Arqueoturismo/ Turismo Arqueológico

18-09-2010 10:58

Viagem no tempo com ‘Um dia na pré-história’

A iniciativa da Câmara Municipal de Portimão e da Direcção Regional de Cultura do Algarve, integrada nas comemorações das Jornadas Europeias do Património, oferece às famílias a oportunidade de passarem um domingo diferente, viajando no tempo até ao quotidiano da comunidade local de há cinco mil anos.

Um dia animado, dinamizado através de ateliês que permitirão aos visitantes explorarem as diversas actividades da época, como caça, tecelagem, cerâmica, ceifa, moagem, fabrico de objectos e utensílios ou o processo de cozer cerâmica, entre outros, é a proposta da equipa do Museu de Portimão, em colaboração com a Direcção Regional de Cultura do Algarve.

Os visitantes poderão também conhecer a forma como os habitantes pré-históricos faziam as suas construções funerárias e como exploravam o território e seus recursos naturais, participando nas visitas orientadas por arqueólogos, enquanto os mais pequenos poderão experimentar técnicas, ferramentas e processos utilizados numa escavação. As visitas, de entrada livre, podem ser feitas das 10h00 às 12h30 e entre as 14h00 e as 16h00

 

IN Correio da Manhã

 

Destacamos a frase sublinhada. É um exemplo de como se pode  promover um nicho turístico, não só para crianças mas para todos os interessados, de forma activa, criando experiências inesquicíveis.